ASSOCIAÇÃO DOS PELADEIROS VETERANOS
HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO
Amigos peladeiros, estou refazendo o histórico da pelada e vou postar o que desenvolvi até agora. Gostaria que aqueles que sabem alguma coisa sobre o passado da associação que me envie as correções necessárias no texto que publicarei abaixo.
por favor me ajudem, preciso de informações adicionais neste texto abaixo e também se tiver coisas que estão escritas erradas me corrijam.
Em 1974 a pelada da ASPEVE – Associação de peladeiros Veteranos foi criada, teve inicio no campinho da AABB, e era formada apenas por funcionários do Banco do Brasil, e o responsável era o atacante Valdecy, que também contava com a ajuda de um dos maiores zagueiro da pelada, o atleta Marinho, o atacante João Mamão e tantos outros que ajudaram no inicio, após várias peladas foi feito um convite aos funcionários do BNB para participarem, entre os que aceitaram o convite tivemos peladeiros que se destacaram na organização e manutenção da associação, que podemos citar o grande meio campista Pedrão, o zagueiro Dinda, o goleiro Roberto Santiago, o volante Ivanaldo e tantos outros. Com o passar do tempo e o horário que não era muito apropriado, conveniente; pois sempre foi às 05 horas da manhã, a turma foi se reduzindo, diminuindo e chegando a alguns finais de semana não obter quorum suficiente para a formação das equipes. Neste período uma parte dos peladeiros resolveram sair e formaram um novo grupo, onde por volta de 1975, foram convidados peladeiros de outros segmentos, como pessoal da CEF (Itamar e outros), da Soriedem (Ulisses, Estevão, Rui Cadete), dentistas como Paradão, empresários (Tilom e outros), enfim surgiram vários grupos de amigos e se juntaram para jogar a pelada das cinco da manhã. Nesta época as peladas já não aconteciam na AABB e sim num campinho que era de propriedade da empresa ENARQ e a sua localização era entre as avenidas Prudente de Morais e Nascimento de Castro, hoje ali onde funciona o restaurante Mangaio. Após a desativação do campo da ENARQ, passamos por vários locais, como Campo da Cida (Pirangi), Hotel Sol (Parnamirim), Estádio Juvenal Lamartine (Tirol),Campo da Policia Militar (Tirol), ETFRN (hoje IFRN), Castelão (hoje Machadão), Campinho de Pirangi, Campo do SESI (Dix Sept Rosado) e o último campo grande onde jogávamos de 11 contra 11 foi América (Hoje Hiper Bompreço, Av. Engenheiro Roberto Freire), ficamos bastante tempo neste local, até porque o número de associados era bem maior do que hoje, fato pelo qual tínhamos de jogar em campos grandes. Depois o América vendeu o terreno e passamos a jogar no campo da Natal Veículos e lá jogamos durante 06 (seis). Neste intervalo de 1975 ate 1999 tivemos vários presidentes, que podemos destacar alguns, Ulisses, Miguel, Salomão, Itamar, João Mamão e tantos outros. Mais uma vez fomos embora do local das peladas devido os proprietários da Natal Veículos terem feito um grande investimento em imóveis e agora passamos a jogar no Clube Cosern e parece que nós tem dado sorte, pois conseguimos resgatar peladeiros antigos, novos associados e o mais importante é a vinda dos filhos dos peladeiros que mesmo ainda garotos, como Ricardo Santiado (Roberto), Marcelo Bruno (Goia), Marcell (Kynho), Vitor (Tadeu), Rubi (Ninja), Rafael (Mauro), Eduardo (Goia), Netinho (sobrinho Ulisses e Estevão), Macarrão (Bebeto) já estão acostumados com o horário e já fazem parte da turma efetiva da associação.
No dia 05/02/2000, a nossa Associação foi oficializada, onde passamos a existir como personalidade jurídica e o nome escolhido da razão social foi ASDEVE – Associação dos Desportistas Veteranos, sendo eleito o primeiro presidente oficial através de votação o Sr.º Gilberto Bilro Varela, depois foram José Ulisses Dantas eleito em 2001, Estevão José Dantas eleito para os mandatos 2002 e 2003, Kennedy Diniz de Araujo eleito para 2004 e 2005, Alderi Alves de Moura eleito em 2006, Heung Keun Han (Paulo Ninja) eleito em 2007, novamente José Ulisses Dantas eleito em 2008 e atualmente o presidente da gestão 2009 o Sr Sávio Pacheco.